Academia Nacional de Medicina

Av. General Justo, 365, 7° andar, Rio de Janeiro - 20.021-130 - Tel: (21) 3970-8150
Busca


Anais da Academia

Veja a última edição do
Anais da academia

Curso de Atualização discute a importância da Semiologia - 12 de novembro de 2015

 

Semiologia em Pneumologia foi o tema do debate no Curso de Atualização da ANM no dia 12 de novembro. A aula, proferida pelo Acadêmico José Manoel Jansen, teve inicio com uma breve apresentação da história, de Hipócrates aos dias atuais, da semiologia e da propedêutica, e de sua importância para a realização de um correto diagnóstico em Medicina. Já neste momento, o palestrante destacou a grande desvalorização que a Semiologia vem sofrendo nas últimas décadas e afirmou que “a tecnologia é extremamente benéfica para a medicina e auxilia os médicos em diagnósticos e condutas. Mas, hoje, muitas vezes, a tecnologia é usada em substituição à anamnese ou ao exame físico, o que é uma conduta muito inapropriada”. O Acadêmico José Manoel Jansen mostrou preocupação com o tema, afirmando que os médicos estão saindo das faculdades com uma formação tão deficiente em Semiologia que, daqui a alguns anos, os futuros professores de Semiologia não terão, eles próprios, expertise no assunto.

Em relação à Semiologia em Pneumologia, o palestrante ressaltou seis queixas bastante comuns na anamnese de um paciente: dispneia, dor torácica, tosse, presença de “chiados” no peito, expectoração e hemoptise. Quanto ao exame físico, o Acadêmico José Manoel Jansen reafirmou a relevância de inspeção, palpação, percussão, que, infelizmente, encontra-se em desuso, e ausculta torácica quando se examina alguém. Na sequência, o palestrante mostrou aos alunos técnicas corretas de executar estas práticas, além de associar alguns achados semiológicos com quadros clínicos. Por fim, o Acadêmico José Manoel Jansen perguntou aos alunos quanto tempo cada um dedicava à realização de anamnese e exame físico em seus pacientes, como procediam com inspeção, percussão, palpação e ausculta no cotidiano e quais eram suas dúvidas referentes ao tema.

O aluno Felipe Bandeira de Melo Guimarães, da UNIRIO, foi agraciado, após sorteio, com o livro “Pensar Diagnóstico”, de autoria do Acadêmico José Manoel Jansen. O prêmio foi entregue pelo Dr. Luiz Jorge da Conceição Júnior, um dos organizadores do Curso.

O Acadêmico José Manoel Jansen é graduado em Medicina pela UERJ, especialista em Clínica Médica pela UERJ, especialista em Pneumologia pela Universite de Nancy I. Também é Mestre em Medicina (Pneumologia) pela UFF e Doutor em Pneumologia pela Escola Paulista de Medicina. Atualmente, é Professor Titular da UERJ e da UFF e colaborador da Secretaria de Estado de Saúde.

Agenda