Academia Nacional de Medicina

Português Inglês


Anais da Academia

Veja a última edição do
Anais da academia

Acadêmica Anna Lydia Pinho do Amaral é homenageada na "Sessão da Saudade" da Academia Nacional de Medicina - 17 de setembro de 2015

 

Emoção e felizes recordações marcaram a “Sessão da Saudade” realizada na sede da Academia Nacional de Medicina, na quinta-feira, dia 17 de setembro de 2015, em homenagem à Acadêmica Anna Lydia Pinho do Amaral, falecida em 25 de junho de 2015.

Os Acadêmicos Pietro Novellino, ex-Presidente da ANM, e Yvon Toledo Rodrigues, grandes amigos da reverenciada da tarde, proferiram mensagens emocionadas de lembrança, saudando a trajetória pessoal e profissional da Acadêmica Anna Lydia Pinho do Amaral. Além deles, também prestaram tributos cheios de apreço os Acadêmicos Omar da Rosa Santos, Ricardo Cruz, Hiram Silveira Lucas, José Osmar Medina, Celso Ferreira Ramos Filho, Octavio Vaz, Murillo Côrtes Drummond e Francisco Sampaio, Presidente da ANM.

Por fim, o Dr. Luiz Fernando, filho da Acadêmica Anna Lydia Pinho do Amaral, agradeceu o sincero carinho demonstrado pelos Acadêmicos e pela Academia Nacional de Medicina nesta Sessão da Saudade. 

Anna Lydia Pinho do Amaral nasceu no Pará, em 04 de abril, vindo para o Rio de Janeiro na sua adolescência para fazer vestibular para Medicina, na “Faculdade Nacional de Medicina”, atual UFRJ, e, sendo aprovada, concluiu o Curso Médico em 1955.

A Acadêmica ingressou por Concurso Público no Antigo IAPI e foi a primeira mulher de um Hospital do INAMPS, o Hospital de Ipanema, onde foi Diretora. Anna Lydia Pinho do Amaral foi, também, a primeira mulher Presidente da Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia do Rio de Janeiro, no período 1993-1995. Recebeu inúmeros Prêmios e Honrarias de Sociedades Médicas e não Médicas, inclusive internacionais.

Ocupou, com grande brilhantismo, a Cadeira nº 79, para a qual foi eleita em 20 de abril de 1995 e empossada em 20 de junho do mesmo ano, sucedendo ao eminente Acadêmico Hilton Rocha, tendo sido recebida pelo Acadêmico Yvon Rodrigues. Prestou significativa contribuição a esta Casa como 1º Tesoureiro (gestão Jarbas Porto), Secretária da Secção de Cirurgia (gestão Rubem David Azulay) e em duas outras Diretorias, ocupando a 1ª Vice-Presidência (2009-2011) e a Diretoria do Arquivo (2013-2015). Destaca-se que, em mais de 185 anos de existência da Academia Nacional de Medicina, pela primeira vez o cargo de 1º Vice-Presidente foi exercido por uma Acadêmica, tendo ela ocupado a cadeira da Presidência em algumas sessões.

Orador Acadêmico Pietro Novellino

Orador Acadêmico Yvon Toledo Rodrigues

Familiares da Acadêmica Anna Lydia Pinho do Amaral

Bancada Acadêmica durante a "Sessão da Saudade"

Da esquerda para a direita: Acadêmicos Hiram Silveira Lucas, Anna Lydia Pinho do Amaral, Pietro Novellino e Francisco Sampaio


Av. General Justo, 365, 7° andar
Rio de Janeiro - 20.021-130
Tel: (21) 3970-8150