Academia Nacional de Medicina

Av. General Justo, 365, 7° andar, Rio de Janeiro - 20.021-130 - Tel: (21) 3970-8150
Busca


Anais da Academia

Veja a última edição do
Anais da academia

Aresky Gomes de Amorim (Cadeira No. 70)

Membro Titular

Secção de Cirurgia

Cadeira No. 70 - Patrono: Antônio Cardoso Fontes 

Eleito: 04/05/1944 - Posse: 25/05/1944 – Sob a presidência de Aloysio de Castro

Saudado por: Raphael Garcia Pardellas 

Antecessor: Fernando Augusto Ribeiro de Magalhães

Falecido: 06/02/1982

Nascido a 01 de agosto de 1898, em Avaré (SP). Filho de Antônio Carlos Gomes de Amorim e D. Ana Constância D’Ávila Amorim. Graduou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, em 1926.

Foi interno e assistente da Clínica de Cirurgia Infantil e Ortopedia da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (Serviço do Professor Rezende Puech). Foi também interno da Policlínica Militar do Rio de Janeiro, com serviços de Guerra.

Foi cirurgião da Cruz Vermelha Brasileira e encarregado dos Serviços Médicos do Recolhimento das Órfãs e Desvalidas de Santa Tereza (Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro).

Médico Honorário do Sanatório Belém (Porto Alegre). Chefe de cirurgia do Serviço de Tisiologia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Chefe de cirurgia da Caixa de Aposentadoria e Pensões de Serviços Telefônicos do Distrito Federal.

Presidente da Sociedade Brasileira de Tuberculose. Membro Titular Fundador da Sociedade Brasileira de Tuberculose, em cuja diretoria ocupou vários cargos. Membro Titular Fundador do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, a cuja diretoria pertenceu por duas vezes. Membro Titular Fundador da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia. Presidente do Centro de Estudos Médicos do Serviço de Tisiologia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.

Membro superior do Diretório do American College of Chest Physicians. Membro correspondente da Academia Argentina de Cirurgia. Membro correspondente da Sociedade de Cirurgia de Buenos Aires. Membro Correspondente da Associação Médica Argentina. Membro correspondente da Sociedade Argentina de Tisiologia (Buenos Aires). Membro correspondente da Sociedade de Tisiologia de Córdoba (República Argentina). Membro correspondente da Sociedade de Tisiologia do Uruguai (Montevideo). Membro correspondente da Sociedade Paraguaia de Tuberculose. Sócio correspondente da Sociedade Mexicana de Estudos sobre Tuberculose. Membro correspondente da Sociedade Peruana de Tisiologia. Membro correspondente da Sociedade Cubana de Tisiologia. Membro correspondente da Academia Nacional de Medicina do México. Membro da União Internacional contra a Tuberculose.

Sócio efetivo da Sociedade de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro. Sócio efetivo da Sociedade Brasileira de Pediatria. Sócio correspondente da Sociedade Fluminense de Medicina e Cirurgia, de Campos. Sócio Benfeitor da Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Sócio Benfeitor da Associação de Assistência aos Tuberculosos pobres (Belo Horizonte).

Na ocasião de sua posse na Academia Nacional de Medicina, apresentou memória intitulada “Tratamento Cirúrgico da Tuberculose Pulmonar na Grávida”.

Faleceu a 06 de fevereiro de 1982.