Academia Nacional de Medicina

Av. General Justo, 365, 7° andar, Rio de Janeiro - 20.021-130 - Tel: (21) 3970-8150
Busca


Anais da Academia

Veja a última edição do
Anais da academia

Armínio Fraga (Cadeira No. 44)

Membro Titular

Secção de Medicina

Cadeira No. 44 - Patrono: João Pizarro Gabizo

Eleito: 28/06/1928 - Posse: 25/10/1928 – Sob a presidência de Miguel de Oliveira Couto

Saudado por: Eduardo Rabello

Antecessor: Emilio Emiliano Gomes

Falecido: 11/10/1964

Nasceu em 12 de agosto de 1892, em São Pedro de Muritiba, no Estado da Bahia. Filho de Clementino da Rocha Fraga e D. Córdula de Magalhães Fraga.

Doutorou-se pela Faculdade de Medicina da Bahia em 1917 com a tese intitulada “Insuficiência para-renal no impaludismo”. Especializou-se nos Estados Unidos de 1921 a 1922 na Fundação Rockefeller e retornou à Bahia, começando a carreira em Salvador.

Mais adiante, mudou-se para o Rio de Janeiro e foi trabalhar no Instituto Oswaldo Cruz e na Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, onde foi Chefe da 26ª Enfermaria.

Aprofundou seus estudos Microbiologia, Parasitologia e Imunologia, graças a um curso de especialização que fez em Manguinhos.

Foi assistente do Acadêmico Eduardo Rabello por anos, lecionando e ensinando Dermatologia. Foi um dos mais procurados professores de sua época, trabalhando também como Livre Docente da Faculdade Nacional de Medicina.

Foi eleito Membro Titular da Academia Nacional de Medicina em 1928, apresentando memória intitulada “Contribuição à Terapêutica do Cancro Mole. Ensaio de filtrado de germes de associação ao bacilo de Ducrey”. Em sua cerimônia de posse ocorrida em 25 de outubro de 1928, foi saudado pelo seu mestre Acadêmico Eduardo Rabello.

Na antiga Inspetoria de Lepra, na cidade do Rio de Janeiro, o Dr. Armínio Fraga chefiou e orientou programas de combate a grave endemia de Lepra.

Em seus quarenta anos de exercício clínico, o Dr. Fraga acompanhou a evolução dos tratamentos de dermatologia, foi Inspetor Sanitário concursado pelo Ministério da Saúde e também foi Chefe de Serviço na Fundação Gaffrée Guinle e Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Argentina de Dermatologia.

Faleceu no dia 11 de outubro de 1964.