Academia Nacional de Medicina

Av. General Justo, 365, 7° andar, Rio de Janeiro - 20.021-130 - Tel: (21) 3970-8150
Busca


Anais da Academia

Veja a última edição do
Anais da academia

Emílio Joaquim da Silva Maia

Membro Titular

Eleito: 12/07/1834 - Posse: 12/07/1834 - sob a Presidência de José Martins da Cruz Jobim

Falecido: 21/11/1859

O Dr. Emílio Joaquim da Silva Maia nasceu no dia 08 de setembro de 1808, em Salvador, no Estado da Bahia. Filho de Joaquim José da Silva Maia e de D. Joaquina Rosa da Costa.

Viajou pela Europa com a família e decidiu fundar seus estudos na França. Graduou-se pela Faculdade de Medicina de Paris em 1833, defendendo tese intitulada “Essai sur les dangers de l’allaitement par les nouvices”.

Ao retornar ao Brasil, estabeleceu um consultório no Rio de Janeiro em 1834 e também passou a frequentar muitos comícios da sociedade literária de seu tempo. Desde pequeno teve aptidão para as Letras e para a Ciência.

Foi eleito Membro Titular da Academia Nacional de Medicina em 1834, apresentando uma Memória sobre o tabaco.

Além disso, foi Membro da Câmara Municipal da cidade do Rio de Janeiro e prestou importantes serviços ao município da Corte como um vereador extremamente ativo. Lecionou aulas de Ciências naturais no Colégio Imperial de Dom Pedro II desde 1838. Dirigiu uma das secções do Museu Nacional, contribuindo com diversos trabalhos escritos que registram as atividades dos antigos naturalistas. Foi Cavaleiro da Ordem de Cristo e da ordem portuguesa da Conceição de Vila Viçosa. Foi também um dos fundadores do Instituto Histórico Geográfico Brasileiro e também seu 2º Secretário e foi Sócio do Instituto Literário da Bahia e da Sociedade Vellosiana.

Escreveu muito para os periódicos Revista da Sociedade Auxiliadora da Indústria Nacional, revista da Academia Imperial de Medicina – da qual foi redator por muitos anos – e revista Minerva Brasileira – sendo seu fundador e redator chefe.

Seu nome permanece homenageado no quadro de membros da Sociedade das Ciências Medicas de Lisboa, da Sociedade de Ciências Naturais da França e da Sociedade dos Antiquários do Norte.

Faleceu no dia 21 de novembro de 1859.

Agenda