Academia Nacional de Medicina

Av. General Justo, 365, 7° andar, Rio de Janeiro - 20.021-130 - Tel: (21) 3970-8150
Busca


Anais da Academia

Veja a última edição do
Anais da academia

Antonio Carlos Pereira Junior (Cadeira No. 60)

Membro Titular

Secção de Medicina

Cadeira No. 60 - Patrono: Nuno Ferreira de Andrade

Eleito: 03/10/1991 - Posse: 26/05/1992 - sob a presidência de Rinaldo Victor De Lamare

Saudado por: Rubem David Azulay

Antecessor: José Carvalho Ferreira

Falecido: 04/11/2000

Nasceu em 05 de maio de 1940, em Juiz de Fora (MG).

Filho de Antonio Carlos Pereira Filho e Ernestina de Carvalho Pereira. Seu pai foi Professor Titular de Dermatologia, Fundador e Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora e Presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Graduou-se em Medicina pela Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil (atual UFRJ) em 1963. Especialista em Leprologia ela Escola Nacional de Saúde Pública em 1964. Assistente Estrangeiro da Universidade de Paris em 1969.

Em 1969, foi contratado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Em março de 1971, fez concurso de Livre-docência em Dermatologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Em setembro do mesmo ano, tornou-se Professor Titular de Dermatologia da Faculdade de Medicina de Vassouras. Em Vassouras, foi, além de Professor Titular, Chefe do Departamento de Clínica Médica (duas vezes). Na cidade de Valença foi Vice-Diretor da Faculdade de Medicina.

Catedrático de Dermatologia da Universidade Federal de Juiz de Fora. Foi também Professor Auxiliar da UFRJ na disciplina Dermatologia, mesma instituição onde galgou todos os postos da carreira universitária, chegando a Professor Titular. Professor Assistente e Titular da mesma disciplina na Universidade de Paris, onde também se distinguiu na Pós-graduação.

Diretor do Hospital Estadual Eduardo Rabello (1971); Assessor do Ministro de Saúde (1972); Diretor da Divisão Nacional de Lepra (1973). De 1974 a 1976, foi Diretor Médico do Hospital Frei Antonio, da Fundação Instituto Oswaldo Cruz. Em 1976, foi Presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Seção Rio de Janeiro. Foi também Presidente da Associação Brasileira de Hanseniologia.

Das suas atividades científicas, destacam-se mais de 90 trabalhos publicados ou já aceitos para publicação e algumas centenas de comunicações, palestras, aulas e conferências realizadas em sessões de sociedades médicas, hospitais e outras instituições, sempre considerando assuntos de Dermatologia.

Participou de numerosas bancas examinadoras e orientou várias teses. Foi distinguido com várias homenagens por seus discípulos e instituições especializadas.

Na ocasião de sua candidatura a Membro Titular da Academia Nacional de Medicina, apresentou memória intitulada “Estudo da Resposta-Imune em Pacientes com Infecções pelo Vírus da Imunodeficiência Humana. HIV em Relação a Anti de Mitsuda”.

Faleceu em 04 de novembro de 2000.

Agenda