Academia Nacional de Medicina

Av. General Justo, 365, 7° andar, Rio de Janeiro - 20.021-130 - Tel: (21) 3970-8150
Busca


Anais da Academia

Veja a última edição do
Anais da academia

Antônio Benevides Barbosa Vianna (Cadeira No. 74)

Membro Titular

Secção de Cirurgia

Cadeira No. 74 - Patrono: Arnaldo de Moraes

Eleito: 28/06/1928 - Posse: 08/11/1928 – Sob a presidência de Miguel de Oliveira Couto

Saudado por: Augusto Paulino Soares de Souza

Antecessor: Luiz Honório Vieira Souto

Falecido: 05/06/1946

 

O Dr. Antônio Benevides Barbosa Vianna nasceu no dia 5 de fevereiro de 1889, em Recife, no Estado de Pernambuco. Filho de Antônio Joaquim Barbosa Vianna e de D. Leonor Corrêa de Sá Benevides Barbosa Vianna.

Doutorou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro em 1909, defendendo a tese “A região inguinal e a cura da hérnia”.

Foi eleito Membro Titular da Academia Nacional de Medicina em 1928, apresentando Memória intitulada “Patogenia da miosite ossificante”.

Foi o idealizador do Colégio Brasileiro de Cirurgiões junto com os Acadêmicos Rolando Monteiro e Agenor Edésio Estelita Lins, que se concretizou e foi fundado no dia 30 de julho de 1929.

Atuou como catedrático de Clínica Cirúrgica Infantil e Ortopedia da Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil. Lecionou como professor de Higiene e de História Natural da Escola Normal, foi professor de Anatomia da Escola Superior de Ciências e da Faculdade de Medicina Homeopática, foi professor de anatomia de cabeça do Instituto Universitário Brasileiro, foi professor suplente de História Natural do Colégio Pedro II.

Obteve títulos honrosos como conferencista da Sorbonne, farmacêutico pela Faculdade da Bahia, interno na Santa Casa de Misericórdia, monitor de anatomia da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, doutor em medicina e livre docente em anatomia pela mesma instituição de ensino, diplomado em clínica cirúrgica pelo Hospital Cochin da Faculdade de Medicina da Universidade de Paris. Inspetor Federal de Ensino, diretor da revista “A Escola Normal”, comissionado pelo governo brasileiro para estudar na Europa sobre clínicas ortopédicas, representante do Brasil nas “Journées Medicales de Paris”, diretor do “Instituto Barboza Vianna”, chefe de Clínica Traumológica e Ortopédica da Cruz Vermelha e do Hospital São Francisco Assis, chefe de Serviço Médico de E. M. da Baixada Fluminense dentre outros títulos.

O Dr. Barbosa Vianna faleceu aos 56 anos no Rio de Janeiro no dia 5 de junho de 1946.

Agenda