Academia Nacional de Medicina

Av. General Justo, 365, 7° andar, Rio de Janeiro - 20.021-130 - Tel: (21) 3970-8150
Busca


Anais da Academia

Veja a última edição do
Anais da academia

José Osmar Medina de Abreu Pestana (Cadeira No. 50)

Membro Titular

Secção de Medicina

Cadeira No. 50 - Patrono: Antonio Fernandes Figueira

Eleito: 29/09/2011 - Posse: 10/04/2012 - sob a presidência de Marcos Fernando de Oliveira Moraes

Saudado por: Rubens Belfort Mattos Júnior

Antecessor: Aluízio Rosa Prata

Nasceu em 18 de junho de 1953 em Ipaussu (SP).

Graduou-se em Medicina pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (1979), depois de ter exercido a profissão de torneiro mecânico entre os 16 e 19 anos e de técnico de laboratório durante todo o curso de Graduação.

Concluiu a Residência Médica em Nefrologia no Hospital São Paulo (1983), permanecendo ligado à instituição como Chefe de Plantão do Pronto Socorro e na liderança do grupo de transplante renal. Após a obtenção do título de Doutor em Medicina em 1986, pela disciplina de Nefrologia em Transplante Renal, concluiu dois cursos de Pós-doutorado, um na área clínica de Transplante Renal na Cleveland Clinic, nos Estados Unidos (1987-1988), e outro em Transplante Experimental na Universidade de Oxford, Inglaterra (1989).

Após seu retorno ao Brasil em 1990, reassumiu a liderança do programa de Transplante de Órgãos da UNIFESP, e, desde então participa de todo o processo de consolidação legal e logística dos programas de transplantes de órgãos no Brasil.

Em 1998 coordenou o início das atividades clínicas assistenciais e de ensino no Hospital do Rim - Fundação Oswaldo Ramos, onde permanece como um dos líderes na sua organização e direção. Após 15 anos de atividades, o Hospital do Rim tem hoje o maior programa mundial de transplantes renais, tendo realizado mais de 10 mil transplantes e capacitado mais de 600 profissionais que hoje ocupam posições importantes em programas de transplantes em outros estados brasileiros.

Presidiu por duas vezes a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos e a Sociedade Latino Americana de Transplantes. Preside o Comitê de Ética em Pesquisa da UNIFESP desde 1996, sendo membro da Comissão de Ética da Sociedade Internacional de Transplantes.

Exerce liderança em pesquisa clínica e experimental em transplantes, já tendo publicado 251 manuscritos em periódicos nacionais e internacionais, além de ter ministrado palestras nas principais Universidades brasileiras e internacionais.

Em 2004, foi eleito Fellow do Royal College of Surgeons da Inglaterra, baseado na dimensão da sua atividade no transplante de órgãos. Em 2012 foi Professor Visitante convidado da Universidade de Harvard, onde conheceu o professor Joseph Murray, prêmio Nobel de Medicina, que fez o primeiro transplante renal em 1954.

Professor Titular da disciplina de Nefrologia da Escola Paulista de Medicina UNIFESP; Diretor Superintendente do Hospital do Rim; e Membro do Conselho Superior Estratégico da FIESP.

Desenvolve trabalho voluntário em diversas comunidades. Inicialmente, na assistência à saúde de índios do Xingu, seguido por mais de 30 anos de atividade clínica na cidade de Ipaussu. Envolveu-se também na coordenação do desenvolvimento de programas de transplante em alguns países da África Subsaariana. Seu trabalho voluntário foi reconhecido diversas vezes, tendo sido premiado com títulos de cidadão honorário Paulistano, Soteropolitano e Baiano.

Desenvolve atividade de tutoria voluntária concentrada em alunos admitidos no curso médico pelo sistema de cotas raciais, promovendo o aprendizado de idiomas e o intercâmbio internacional destes alunos. Como reconhecimento da sua dedicação acadêmica, Dr. Medina foi nomeado patrono da turma de formandos do curso médico em 2013.

Currículo Lattes