Academia Nacional de Medicina

Av. General Justo, 365, 7° andar, Rio de Janeiro - 20.021-130 - Tel: (21) 3970-8150
Busca


Anais da Academia

Veja a última edição do
Anais da academia

Acadêmico Pitanguy lança livro na Travessa

O acadêmico Ivo Pitanguy lança nesta quarta, 22, às 19h, na Livraria da Travessa, no Leblon, a autobiografia “Viver vale a Pena”, editado pela Casa da Palavra. O professor Pitanguy, que ocupa a cadeira 67 da Academia Nacional de Medicina, que pertenceu a Fernando Augusto Ribeiro de Magalhães, elevou a cirurgia plástica a ramo nobre da medicina e transformou o Brasil em polo de excelência e ensinamento de técnicas criadas por ele próprio ao longo de cinco décadas.

O professor Pitanguy criou no Brasil um centro de estudos para a transmissão de conhecimento, que já formou centenas de profissionais de todos os continentes. Montou uma enfermaria para o atendimento da população comum que beneficia centenas de pessoas por ano. Foi agraciado com os mais importantes prêmios, honrarias e condecorações. Chefes de Estado, artistas, políticos, reis e rainhas já se submeteram às suas mãos, consideradas mágicas.

Aos 90 anos, Pitanguy continua trabalhando na 38a Enfermaria da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro e em sua clínica, em Botafogo. Bem-disposto, alegre e bem-humorado, viaja frequentemente ao exterior para congressos e homenagens, passa os fins de semana em sua ilha ou na casa na serra e tem a agenda intensa de atividades com a família e os amigos. O livro conta com humor e descontração seus percalços e obstáculos, além de momentos mais marcantes e afetivos.