Academia Nacional de Medicina

Av. General Justo, 365, 7° andar, Rio de Janeiro - 20.021-130 - Tel: (21) 3970-8150
Busca


Anais da Academia

Veja a última edição do
Anais da academia

Simpósio da ANM debate pesquisa translacional

Na presença de cerca de 200 participantes, entre acadêmicos, médicos e estudantes de medicina, os palestrantes do Simpósio de Pesquisa Translacional em Cirurgia, realizado no último dia 9 de outubro, na sede da ANM, enfatizaram a diferença entre a pesquisa científica e a pesquisa translacional. “A pesquisa translacional abre outra janela no horizonte do conhecimento e agrega a pesquisa cientifica a inovação e o desenvolvimento tecnológico que gera as fontes econômicas e melhora as diferenças sociais”, disse a Professora Lydia Massako Ferreira, coordenadora de Medicina III (cirurgia) CAPES/MEC, que apresentou a conferência “Um Programa de Pós-Graduação de Cirurgia Translacional”.

No evento, organizado pelos acadêmicos Francisco J. B. Sampaio e Rubens Belfort Júnior e aberto pelo presidente da ANM, Pietro Novellino, os conferencistas apresentaram exemplos de pesquisa translacional. O acadêmico Rubens Belfort - que receberá no próximo dia 19, em Chicago, o “2014 International Blindness Prevention Award”, concedido pela Academia Americana de Oftalmologia -, detalhou sua experiência no desenvolvimento, em parceria com a Escola Paulista de Medicina e a University of Southern Califórnia, da patente do uso da luteína como recurso protetor da retina e corante das estruturas no glóbulo ocular. O produto, explicou, já está sendo comercializado em 27 países, mas não no Brasil por conta de entraves burocráticos do sistema regulatório nacional.

Em sua apresentação, “Um laboratório de cirurgia experimental”, o acadêmico Ruy Garcia Marques detalhou sua experiência na criação e desenvolvimento das pesquisas na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Na apresentação seguinte do simpósio, o acadêmico Cláudio Cardoso de Castro discorreu sobre “Pesquisa Translacional em Cirurgia Plástica”.

O acadêmico Francisco Sampaio deu continuidade ao simpósio com a conferência “Um Serviço de pesquisa translacional em urologia”, em que abordou o crescimento do pênis no período fetal, chegando a citar a tese de doutorado da Carla Braga Mano Gallo, apresentada à UERJ. “É impressionante que até bem pouco tempo não havia trabalhos com esta abordagem”, disse. Na última conferência, o professor Luciano Alves Favorito, da Unidade Urogenital da UERJ, apresentou a conferência “Migração testicular normal e patológica”. Favorito é autor, junto com o acadêmico Sampaio do livro “Morfologia Urogenital Aplicada à Urologia Pediátrica”, lançado no mesmo dia na sede da ANM.

 

 

Francisco Samapio, Pietro Novellino, Lydia Massako Ferreira,

Rubens Belfort Jr e Cláudio Cardoso de Castro

Agenda