Academia Nacional de Medicina

Português Inglês


Anais da Academia

Veja a última edição do
Anais da academia

Mônica Roberto Gadelha (Cadeira No. 06)

Membro Titular

Secção de Medicina

Cadeira No. 06 - Patrono: Manoel de Valladão Pimentel (Barão de Petrópolis)

Eleito: 20/03/2014 - Posse: 27/05/2014 - sob a presidência de Pietro Novellino

Saudado por: Paulo Niemeyer Soares Filho

Antecessor: Luiz César Póvoa

Nasceu em 23 de julho, no Rio de Janeiro.

Filha de Meton Porto Gadelha, advogado, e Nilza Roberto Gadelha, psicóloga. 

Graduou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFRJ em 1989, quando obteve o prêmio estetoscópio de ouro (primeiro lugar da turma). Estagiária do Laboratório de Professor Fernando Steele da Cruz e do Ambulatório de Endrocrinologia do Professor Mário Vaissman, do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF).

Médica residente dos Serviços de Endocrinologia e Nutrologia do HUCFF (1990-1993) e especialista em Endocrinologia e Metabologia pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (título concedido em 1992). Mestrado (1995) e Doutorado (1999) em Endocrinologia pela Faculdade de Medicina da UFRJ, tendo realizado Doutorado sanduíche com bolsa concedida pelo CNPq na University of Illinois Chicago (UIC), sob orientação do Prof. Lawrence Frohman.

Professora Adjunta do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Professora Visitante da Queen Mary University of London. É membro da Diretoria do Departamento de Neuroendocrinologia da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia e da European Neuroendocrine Association.

Coordenadora do Centro de Pesquisa em Neuroendocrinologia do Serviço de Endocrinologia do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), da UFRJ, e chefe do Ambulatório de Adenomas Hipofisários do HUCFF. É chefe do Laboratório de Biologia Molecular do Instituto Estadual do Cérebro (IEC) Paulo Niemeyer.

Na ocasião de sua posse na Academia Nacional de Medicina, apresentou memória intitulada “Evolução Translacional do Tratamento Clínico da Acromegalia: Papel do MicroRNA miR-34a”.

Autora de mais de 100 artigos completos publicados em periódicos científicos. Membro do corpo editorial e revisora de diversos periódicos nacionais e internacionais. Suas principais linhas de pesquisa são: bases moleculares dos adenomas hipofisários e aspectos do diagnóstico e tratamento dos adenomas hipofisários (acromegalia, prolactinoma, doença de Cushing e adenomas hipofisários clinicamente não funcionantes).

Currículo Lattes


Av. General Justo, 365, 7° andar
Rio de Janeiro - 20.021-130
Tel: (21) 3970-8150