Academia Nacional de Medicina

Av. General Justo, 365, 7° andar, Rio de Janeiro - 20.021-130 - Tel: (21) 3970-8150
Busca


Anais da Academia

Veja a última edição do
Anais da academia

Aloysio Veiga de Paula (Cadeira No. 15)

Membro Titular

Secção de Medicina

Cadeira No. 15 - Patrono: Clemente Miguel da Cunha Ferreira

Eleito: 20/11/1952 - Posse: 24/09/1953 – Sob a presidência de Álvaro Cumplido de Sant’Anna

Saudado por: Manoel de Abreu

Antecessor: Álvaro Ozório de Almeida

Falecido: 12/10/1990

Nascido a 17 de fevereiro de 1907, em Vargem Alegre (RJ). Filho de Luiz de Paula e D. Noêmia Veiga de Paula. Formou-se pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro em 1927.

Interno e assistente do Professor Rocha Vaz, iniciou sua vida profissional nas enfermarias da Clínica Propedêutica Médica da Faculdade Nacional de Medicina e, mais tarde, na cadeira de Clínica Médica, lecionada pelo Professor Rocha Vaz.

Chefe do Serviço de Tisiologia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Diretor do Hospital Nossa Senhora das Dores, para tuberculosos, da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro. Tisiologista do Dispensário Emílio Ribas e da Associação dos Sanatórios Populares (ambos em Campos do Jordão). Tisiologista da Inspetoria de Profilaxia da Tuberculose do Ministério da Educação e Saúde; tisiologista do Departamento de Tuberculose da Prefeitura do Rio de Janeiro.

Professor Catedrático de Tisiologia da Faculdade de Ciências Médicas. Professor do Curso de Tuberculose do Departamento Nacional de Saúde, do Ministério da Educação e Saúde (1939, 1946 e 1947). Professor do curso de Tisiologia Sanitária e Social do Serviço Nacional de Tuberculose (1948). Professor do Curso da Sociedade Paranaense de Tisiologia; Professor dos Cursos da Liga de Defesa Nacional; Professor dos Cursos de Especialização da Sociedade de Medicina e Cirurgia; Professor do Curso de Saúde Escolar. Professor do Curso de Broncologia do Departamento de Tuberculose da Prefeitura do Distrito Federal (1948). Professor do Curso de Radiologia dado pela Sociedade Brasileira de Radiologia (1947). Professor do Curso de Tuberculose do Hospital Jaçanã (São Paulo). Professor do Curso de Introdução à Prática do Diagnóstico Médico (1948).

Membro da comissão destinada a organizar a luta contra a tuberculose entre os beneficiários da Previdência Social do Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio; membro da comissão de reforma do Regimento Sanitário da Secretaria Geral de Saúde e Assistência da Prefeitura do Rio de Janeiro; membro da comissão destinada a estudar a organização da luta contra a tuberculose para o Instituto Social do Brasil; membro da comissão destinada a estudar o problema da localização dos Sanatórios de Tuberculose para o IPASE; membro da comissão destinada a planejar o Instituto de Tisiologia do Departamento de Tuberculose da Prefeitura do Rio de Janeiro.

Classificado em 1º lugar para concurso de médico do Corpo de Bombeiros.

Membro da Sociedade de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro; Membro da Sociedade Brasileira de Tuberculose; Membro da “American Trudeau Society”; Membro da Associação “Diseases of the Chest”; Sócio Honorário da Liga Paulista contra a Tuberculose; Sócio Honorário do Centro de Estudos dos Médicos da Divisão do Serviço de Tuberculose (São Paulo); Sócio Honorário do Instituto Bahiano de Investigação da Tuberculose; Membro Correspondente da Sociedade de Tisiologia do Uruguai; Correspondente estrangeiro da Sociedade de Tisiologia de Córdoba (Argentina); Correspondente estrangeiro da Sociedade Argentina de Tisiologia.

Como tisiologista, publicou extensa série de trabalhos – 88 artigos e 7 livros de ampla divulgação no Brasil e no exterior, tendo 3 destes livros sido publicados em espanhol. Suas atividades didáticas o consagraram como uma das maiores expressões do ensino da Tisiologia no Brasil. Seus cursos de especialização, de extensão universitária e de atualização atraíam inúmeros alunos de todos os pontos do território nacional. Exerceu a Clínica durante longos 50 anos ininterruptos - dedicou praticamente toda sua vida ao estudo da tuberculose e à luta antituberculose.

Na ocasião de sua posse na Academia Nacional de Medicina, apresentou memória intitulada “Câncer do Pulmão”. Na instituição, foi Diretor do Museu (1969-1971; 1975-1977; 1979-1981; 1983-1985), Orador (1965-1967; 1973-1975; 1977-1979; 1981-1983) e Presidente da Secção de Medicina (1987-1989).

Faleceu a 12 de outubro de 1990, recebendo homenagens de seus alunos e confrades.