Academia Nacional de Medicina

Português Inglês


Anais da Academia

Veja a última edição do
Anais da academia

ANM elege médica endocrinologista como nova imortal

A médica endocrinologista Monica Roberto Gadelha foi eleita no dia 20/03/2014 para Membro Titular da cadeira 06, Secção de Medicina, cujo Patrono é Manoel de Valadão Pimentel e o último ocupante foi Luiz Cesar Póvoa.

Professora Adjunta do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Monica Gadelha faz parte do corpo docente da graduação e da pós-graduação em Endocrinologia. É coordenadora do Centro de Pesquisa em Neuroendocrinologia, do Serviço de Endocrinologia do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), da UFRJ e, chefe do Ambulatório de Adenomas Hipofisários do mesmo hospital.

Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFRJ em 1989, quando obteve o prêmio estetoscópio de ouro (primeiro lugar da turma), foi médica residente dos Serviços de Endocrinologia e Nutrologia da UFRJ (1990-1993) e especialista em Endocrinologia e Metabologia pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (título concedido em 1992). Concluiu seu Mestrado em 1995 e Doutorado em 1999, ambos os títulos obtidos na área de Endocrinologia pela Faculdade de Medicina também da UFRJ, tendo realizado doutorado sanduíche com bolsa concedida pelo CNPq na University of Illinois at Chicago (UIC) sob orientação do Prof. Lawrence Frohman.

É autora de mais de 100 artigos completos publicados em periódicos nacionais e internacionais. Revisora de diversos periódicos nacionais e internacionais. Orientadora principal de 28 teses, sendo 19 de mestrado e 9 de doutorado. As principais linhas de pesquisa são: bases moleculares dos adenomas hipofisários e aspectos do diagnóstico e tratamento dos adenomas hipofisários (acromegalia, prolactinoma, síndrome de Cushing e dos adenomas hipofisários clinicamente não funcionantes.


Monica Roberto Gadelha é eleita para a cadeira 06, da Secção de Medicina da ANM

Av. General Justo, 365, 7° andar
Rio de Janeiro - 20.021-130
Tel: (21) 3970-8150