Academia Nacional de Medicina

Av. General Justo, 365, 7° andar, Rio de Janeiro - 20.021-130 - Tel: (21) 3970-8150
Busca


Anais da Academia

Veja a última edição do
Anais da academia

Almir Rodrigues Madeira (Cadeira No. 82)

Membro Emérito

Secção de Ciências Aplicadas à Medicina

Cadeira. No 82 - Patrono: Antônio Dias de Barros

Eleito: 16/08/1928 - Posse: 29/11/1928 - Sob a presidência de Miguel de Oliveira Couto

Emérito: 29/11/1956

Saudado por: Alfredo do Nascimento e Silva

Antecessor: Antônio Dias de Barros

Falecido: 07/10/1972

 

Nasceu em 20 de maio de 1884, em Niterói, Rio de Janeiro. Filho de Mário Rodrigues Madeira e D. Elvira Barbosa Madeira.

Doutorou-se pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro em 1910 defendendo a tese “Etiologia da sífilis no aleitamento”.

Fundou em 1914 do Instituto de Proteção e Assistência à Infância de Niterói (IPAIN), a primeira instituição de Proteção e Assistência à infância de Niterói e que, por mais de 50 anos, serviu não só a classe pobre, como ao próprio ensino universitário e a formação especializada dos primeiros pediatras e residentes.

Ocupou diversos cargos técnicos, como médico assistente e depois chefe de Consulta de Lactentes do Dispensário Moncorvo, médico da Estrada de Ferro Leopoldina, diretor de Higiene e Assistência Municipal de Niterói, diretor do Hospital S. João Batista, diretor-técnico do Preventório D. Amélia, diretor-Médico da Penitenciária do Estado do Rio de Janeiro, diretor-médico da Caixa dos Funcionários da Leopoldina.

Em sua atuação como docente destacam-se os cargos como professor da cadeira de Puericultura da Escola de Serviço Sociais do Estado, professor catedrático de Puericultura e Clínica da 1ª Infância da Faculdade Fluminense de Medicina e professor de Higiene da Faculdade de Direito de Niterói.

Eleito em 1928 Membro Titular da Academia Nacional de Medicina com a memória intitulada “Contribuição ao estudo do desenvolvimento das crianças brasileira na idade escolar”.

Foi membro de conselhos, sociedades e associações nacionais e internacionais, tais como sócio emérito da American Academy of Pediatrios, Presidente da L.B.A., membro da Academia Fluminense de Letras, primeiro Presidente do Conselho de Saúde do Estado do Rio de Janeiro, Presidente da Associação Médica Fluminense, sócio da Sociedade Fluminense de Medicina e Cirurgia, membro da Sociedade Brasileira de Pediatria.

Faleceu em 7 de outubro de 1972, em Niterói, Rio de Janeiro.