Academia Nacional de Medicina

Português Inglês


Anais da Academia

Veja a última edição do
Anais da academia

Alípio Augusto Camelo (Cadeira No. 31)

Membro Titular

Secção de Cirurgia

Cadeira No. 31 - Patrono: Antonio Augusto de Azevedo Sodré

Eleito: 11/09/1975 - Posse: 21/10/1975 - sob a presidência de Edgard Magalhães Gomes

Saudado por: Deolindo Augusto de Nunes Couto

Antecessor: José Paulo de Azevedo Sodré

Falecido: 07/05/1993

Nasceu em 08 de março de 1921, no Rio de Janeiro (RJ).

Filho de Amilcar Augusto Camelo e Luiza Rosa Mendes Camelo.

Diplomou-se pelo Colégio Universitário da Universidade do Brasil e ingressou, por concurso vestibular, na Faculdade Nacional de Medicina da universidade do Brasil. Frequentou, por alguns anos, a cadeira de Anatomia Humana.

A análise de seus escritos mostra que discorreu com profundidade sobre os fundamentos morfológicos dos assuntos que estudou. Reconhecendo a necessidade de sólida base de cirurgia geral a quem se dirige para uma especialidade operatória, passou a trabalhar sob a orientação do prof. Augusto Brandão Filho, como interno e assistente. Foi atraído pela Ginecologia, após atuar durante anos como assistente do prof. Arnaldo de Moraes, ginecologista renomado na época.

Livre Docente de Clínica Ginecológica da Faculdade de Medicina Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Universidade Federal Fluminense, Professor Titular de Ginecologia da Faculdade de Medicina da UFF e da UFRJ. Foi Chefe do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia, e Diretor do Instituto de Ginecologia da UFRJ. Foi ainda Diretor Executivo do Curso de Pós-Graduação em Ginecologia da UFRJ e representou a instituição no Congresso da Associação Brasileira de Escolas Médicas, em 1974.

Foi Chefe de Serviço de Ginecologia da Associação Maternidade de São Paulo e do Serviço de Ginecologia e Cirurgia Pélvica Feminina do Instituto Fernandes Figueira, ambos organizados por ele, o primeiro em 1959 e o segundo em 1965.

Membro Fundador da Sociedade Brasileira de Esterilidade, em 1949, e da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana, em 1970. Segundo Secretário da Sociedade Brasileira de Ginecologia, de 1953 a 1954, e o primeiro Vice-Presidente da Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia do Rio de Janeiro, no biênio 1972-1973. Membro Titular de diversas Sociedades Médicas, como o Colégio Brasileiro de Cirurgiões e a Sociedade de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro.

Paralelamente, frequentou cursos de especialização (e ministrou os seus próprios), publicou intensamente, realizou conferências e demonstrações cirúrgicas em vários estados do País. Foi membro de comissões examinadoras, simpósios e mesas redondas.

Laureado com o Prêmio Madame Durocher, da Academia Nacional de Medicina, em 1955. Foi homenageado como Professor pelos Doutorandos da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Na ocasião de sua candidatura a Membro Titular da Academia Nacional de Medicina, apresentou memória intitulada “Carcinoma Primitivo da Vulva”.

Faleceu em 07 de maio de 1993.


Av. General Justo, 365, 7° andar
Rio de Janeiro - 20.021-130
Tel: (21) 3970-8150