Academia Nacional de Medicina

Av. General Justo, 365, 7° andar, Rio de Janeiro - 20.021-130 - Tel: (21) 3970-8150
Busca


Anais da Academia

Veja a última edição do
Anais da academia

Falece o acadêmico Honorário Nacional, Mário Giorgio Marrano.

Mário Giorgio nasceu na Itália, em 18 de janeiro de 1920, filho de Nicola Giorgio Marrano e de Marguerita Rautiis Giorgio Marrano.

Prof. Mário Giorgio Marrano era conhecido como o "artesão do diagnóstico", incansável nas idas e vindas pelas enfermarias da Santa Casa de Misericórdia, no Rio de Janeiro, sempre seguido de uma legião de alunos, em busca de pacientes para examinar e desvendar, através da arte do exame clínico, o diagnóstico correto.

Ao longo de sua vida Acadêmica contribuiu para formação de milhares de colegas, encaminhando-os com carinho à arte do exame físico e do diagnóstico. Hoje, espalham-se pelo país seus discípulos a difundir a semiologia e a propedêutica.

Inúmeras vezes foi homenageado nas formaturas dos acadêmicos de medicina, com nome de turmas das faculdades Souza Marques e Universidade Gama Filho e idolatrado na UFRJ onde preparou grandes mestres.

Na simplicidade deste amoroso italiano, escondia o ser humano dedicado ao ensino médico e amigo dos amigos. Exemplo de médico e professor, foi o Mestre dos Mestres.

O Prof. Marrano faleceu no dia 13 de novembro de 2013.

 

Agenda
    Em maio
  • 30/5/2017 - 20:00 - Sessão Solene de Posse de Honorário Nacional - Dr. Miguel Srougi