Academia Nacional de Medicina

Português Inglês


Anais da Academia

Veja a última edição do
Anais da academia

Milton Ary Meier (Cadeira No. 39)

Membro Titular

Secção de Cirurgia

Cadeira No. 39 - Patrono: Augusto Paulino Soares de Souza

Eleito: 30/09/2010 - Posse: 23/11/2010 - sob a presidência de Pietro Novellino

Saudado por: Adib Domingos Jatene

Antecessor: Augusto Paulino Soares de Souza Netto

Nasceu em 30 de julho de 1934, em São Paulo (SP).

Graduou-se em Medicina pela Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil em 1960. Como estudante, foi monitor de Anatomia e Auxiliar Acadêmico de Medicina, trabalhando com Paulo Pernambuco, no Hospital Carlos Chagas. Fez o internato de Medicina em Cirurgia no Hospital Moncorvo Filho, na Cadeira do Professor Alfredo Monteiro, com Josias de Freitas e, no Hospital Silvestre, Residência em Cirurgia, com Ary Frauzino Pereira e José Hilário, em 1960-1961.

Possui Mestrado pela Universidade de Illinois, Doutorado pela Universidade do Brasil (atual UFRJ) e Docente Livre, pela Universidade Gama Filho. Na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), onde trabalhou por 31 anos, exerceu as seguintes posições: Professor Assistente, Professor Adjunto e Chefe do Serviço de Cirurgia Cardíaca.

Em 1963, foi aceito como residente na Casa de Saúde São Miguel, sob a liderança de Fernando Paulino e depois, Domingos Junqueira de Moraes, um dos pioneiros da cirurgia cardíaca no Brasil, com quem ficou até 1968.

Aprovado pelo Educational Council for Foreign Medical Graduates (ECFMG) e com bolsa da Capes, foi aceito como Residente em Cirurgia Cardiotorácica no Hospital da Universidade de Illinois (1968-1972), em Chicago, tendo como chefes David Long e Lloyd Nyhus.

No final da residência, em 1972, teve como prêmio estágios nos Serviços de Cirurgia Cardíaca da Clínica Mayo com Dwight MacGoon, no Children’s de Boston com Aldo Castañeda, na Universidade do Alabama, com John Kirklin e no Texas Heart Institute em Houston, com Denton Cooley.

Foi Chefe dos Serviços de Cirurgia Cardíaca do Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Carvalho (IECAC), do Instituto Nacional de Cardiologia de Laranjeiras, do Hospital Naval Marcílio Dias e de Cirurgia Cardíaca Pediátrica do Hospital Pró-Cardíaco.

Foi Secretário Geral (1988-1989) e depois Presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular, no biênio de 1990-1992. Instituiu, nesta sociedade, o exame para o Título de Especialista em Cirurgia Cardíaca, reconhecido pela AMB.

É membro de 29 Sociedades de Cirurgia, Cardiologia e Cirurgia Cardíaca no Brasil e no exterior. Entre estas, o American Association for Thoracic Surgery; American College of Surgeons; Society of Thoracic Surgeons; American College of Chest Physicians; Colégio Brasileiro de Cirurgiões. É Membro Titular e Emérito da Sociedade Brasileira de Cardiologia; Membro Titular e Emérito da International Society of Cardiothoracic Surgeon; Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular; Membro Titular e Emérito da Sociedade Latina de Cardiologia Pediátrica; Fellow do The World Society for Pediatric and Congenital Heart Surgery e Membro da Academia Brasileira de Medicina Militar.

O Acadêmico é membro do Conselho Editorial das mais conceituadas revistas da especialidade. Participou de 39 bancas examinadoras para concessão de Mestrado, Doutorado e Docência Livre em nove universidades no Brasil.

É autor e co-autor de centenas de trabalhos publicados no Brasil e no exterior. Apresentou trabalhos, participou de mesas redondas, simpósios e fez conferências em mais de quatrocentos congressos no Brasil, América do Sul e do Norte, Europa e Ásia.

Nos cinquenta anos dedicados à cirurgia cardíaca, participou como cirurgião em mais de oito mil operações cardíacas, sendo 80% delas em crianças. Nos vários serviços que dirigiu, participou na formação de 55 cirurgiões cardiovasculares com o Título de Especialista. Onze desses cirurgiões são chefes de serviços em vários estados do Brasil, no Perú, na Guatemala e na Malásia.

Na ocasião de sua posse como Membro Titular na Academia Nacional de Medicina, apresentou memória intitulada "Cirurgia da Transposição das Grandes Artérias". Foi recebido na ANM pelo Acadêmico Adib Domingos Jatene e a Comissão de Recepção foi composta pelos Acadêmicos: Marcos Fernando de Oliveira Moraes, Paulo Niemeyer Soares Filho, Luiz Cesar Póvoa, Rubem de Andrade Arruda, Henrique Murad e Pedro Monteiro Sampaio.

Currículo Lattes


Av. General Justo, 365, 7° andar
Rio de Janeiro - 20.021-130
Tel: (21) 3970-8150