Academia Nacional de Medicina

Português Inglês


Anais da Academia

Veja a última edição do
Anais da academia

Rubem David Azulay (Cadeira No. 48)

Membro Emérito

Secção de Medicina

Cadeira No. 48 - Patrono: Márcio Philaphiano Nery

Eleito: 27/11/1969 - Posse: 25/06/1970 – sob a Presidência de Deolindo Augusto de Nunes Couto

Saudado por: João Ramos e Silva

Antecessor: Pedro Pernambuco Filho

Emérito: 31/07/1969

Falecido: 11/08/2013

Presidente da Academia Nacional de Medicina - 1995 a 1997

Nasceu em 9 de junho de 1917, em Belém (PA).

Filho de David Rubem Azulay e Luna Garson Azulay.

Graduou-se em Medicina pela Faculdade Fluminense de Medicina da Universidade Federal Fluminense (1940). Especializou-se em Dermatologia nos EUA, em 1945.

Professor Titular nas disciplinas de Clínica Dermatológica, Dermatologia e Sifilografia pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e pela Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil.

Foi Chefe e Emérito do Instituto de Dermatologia do Hospital Geral da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro e Professor Emérito da UFRJ, UFF, Universidade Gama Filho e da Escola de Medicina da Souza Marques.

Sempre interessado pela pesquisa e por doenças tropicais (pouco estudadas na época), fez o curso do Instituto Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro. Começaram, então, suas grandes contribuições para a Dermatologia. Seus estudos sobre as doenças tropicais, como a hanseníase, leishmaniose e micoses são referência até hoje.

Presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia e Presidente de Honra do Colégio de Hansenologia dos países em que a enfermidade é endêmica. Membro Honorário da Academia Brasileira de Medicina Militar, da American Association of Dermatology, da Deutsche Dermatologische Gesellschanft, da Societé Française de Dermatologie et de Syphilographie e da British Society of Dermatology, além de Presidente honorário da International Society of Dermatology.

Em dezembro de 2002 o Instituto de Dermatologia da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro passou a ser denominado Instituto de Dermatologia Prof. Rubem David Azulay, em homenagem ao Acadêmico, que atuou como Chefe do Serviço de Dermatologia da instituição até o fim de sua vida.

Em 2010, foi condecorado pelo Ministro da Saúde com a Ordem do Mérito Médico. Agraciado com a Medalha comemorativa de três centenários: o da fundação da Sociedade Francesa de Dermatologia, o da instalação do primeiro Congresso Mundial de Dermatologia que ocorreu em Paris e o da inauguração do Museu do Hospital São Luís.

Recebeu as Medalhas de Ouro “Oswaldo Cruz”; “Antonio Pedro”; Medalha de Mérito “Albert Sabin”; “Clementino Fraga”; “Tamandaré” - conferida pelo Ministro da Marinha -; do Mérito Militar no Grau de Oficial conferida pelo Ministério do Exército; Medalha Júlio Cezar Ribeiro de Souza, conferida pelo Governador do Estado do Pará; Medalha da Real Academia Nacional de Medicina da Espanha; título de Médico do Ano de 1999. Recebeu os Prêmios: “Adolpho Bloch”, no Setor de Saúde, e “Alfred Jurzykowski”, pela Academia Nacional de Medicina. É Autor de mais de 700 trabalhos, entre eles um Compêndio de Dermatologia, já na terceira edição.

Dentre os livros publicados, destacam-se: “Traços de minha vida”, “Contribuições dos Judeus na Medicina” e “Dermatologia”. Durante a sua carreira, contribuiu na graduação de cerca de 10 mil médicos e pós-graduou 600 dermatologistas, dos quais 18 se tornaram professores titulares em universidades no país. Foi ainda editor-chefe dos Anais Brasileiros de Dermatologia por duas vezes, introduzindo diversas inovações.

Em sua candidatura a Membro Titular da Academia Nacional de Medicina, apresentou memória intitulada “A imunofluorescência no diagnóstico sorológico da sífilis”. Se tornou Membro Emérito em 31 de julho de 1969 e foi Presidente da instituição no biênio 1995-1997.

Faleceu em 11 de agosto de 2013, aos 96 anos.


Av. General Justo, 365, 7° andar
Rio de Janeiro - 20.021-130
Tel: (21) 3970-8150