Academia Nacional de Medicina

Av. General Justo, 365, 7° andar, Rio de Janeiro - 20.021-130 - Tel: (21) 3970-8150
Busca


Anais da Academia

Veja a última edição do
Anais da academia

Alfredo Carneiro Ribeiro da Luz

Membro Titular

Eleito: 11/10/1888 - Posse: 11/10/1888 – Sob a presidência de Agostinho José de Souza Lima

Falecido: 10/08/1931

Nasceu em 1º de julho de 1852, natural da província de Cristina, localizada em Minas Gerais. Filho do senador do império, conselheiro Joaquim Delfino Ribeiro da Luz e de D. Maria Umbelina S. Thiago da Luz.

Doutorou-se em Medicina pela Faculdade do Rio de Janeiro em 1875, defendendo a tese intitulada “Hypoemia inter-tropical”. Aplicou-se logo ao exercício da clínica, a princípio em Christina, cidade de sua província, e depois em Valença, cidade da província do Rio de Janeiro, onde casou-se, residiu e foi médico do Hospital da Misericórdia.

O Dr. Ribeiro da Luz escreveu proposições sobre os seguintes pontos do ensino medico: "Estudo chimico-pharmacologico das quinas"; "Operações reclamadas pelos calculos vesicaes"; "Nevralgias". Sobre “Hypoemia inter-tropical” (Ankylostoma duodenale) a redação dos Archives de medicine navale, jornal francês, referindo-se a esta tese, escreveu «C'est, peut-être, le memoire le plus complet quiexiste sur cette question de pathologie exotique» no seu número de novembro de 1880, com a notícia em quase seis páginas.

Escreveu ainda “Investigações helminthologicas com applicação a pathologia brasileira”, Rio de Janeiro, 1880. Esta obra se divide em duas partes: Na primeira parte trata o autor da descoberta que fez no Brasil do verme microscópico, já conhecido na Cochinchina e nas Antilhas com o nome de anquillula stercoralis. Na segunda trata de fatos relativos “á hypoemia intertropical e a sua natureza verminosa”.

"O tratamento da pneumonia aguda" foi publicado Revista de Medicina, publicação periódica brasileira, 1881. Neste trabalho, além das considerações sobre a doença, se acha um grande número de observações, mais de quarenta; "Um caso de estrangulamento com algumas reflexões" foi publicado no Progresso Médico, Rio de Janeiro, 1880; "Ensaios sobre as mais notáveis moléstias do Brasil ou das regiões inter-tropicaes - publicados em uma série de números do periódico Tempo" em 1881, foi um trabalho que o Dr. Ribeiro da Luz escreveu, não só para o povo, como para os homens da ciência. No Tempo se acham ainda diversos artigos de lavra do doutor Ribeiro da Luz sobre instrução publica, sobre lavoura, etc.

Em Valença, colaborou eficazmente com o Dr. Oswaldo Cruz na campanha contra a dengue.

Faleceu em 10 de agosto de 1931.

Agenda
    Em maio
  • 30/5/2017 - 20:00 - Sessão Solene de Posse de Honorário Nacional - Dr. Miguel Srougi