Academia Nacional de Medicina

Av. General Justo, 365, 7° andar, Rio de Janeiro - 20.021-130 - Tel: (21) 3970-8150
Busca


Anais da Academia

Veja a última edição do
Anais da academia

Rubem Azulay falece no Rio de Janeiro

No dia 11 de agosto de 2013, aos 96 anos, faleceu o Acadêmico Rubem David Azulay. Um dos grandes nomes da Dermatologia brasileira, foi chefe Honorário do Instituto de Dermatologia da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro, professor emérito da UFRJ e UFF, professor também da Universidade Gama Filho, da Escola de Medicina da Souza Marques.

Membro Titular da Academia Nacional de Medicina, Dr. Azulay chegou a ocupar a presidência da Instituição. Em 2010, foi condecorado pelo Ministro da Saúde com a Ordem do Mérito Médico. Foi ainda presidente honorário da International Society of Dermatology, membro honorário da American Association of Dermatology, da Deutsche Dermatologische Gesellschaft, Societé Française de Dermatologie et de Syphiligraphie.

Nascido em Belém do Pará em 1917, o acadêmico Azulay pertencia a uma família humilde, mas que sabia o valor da educação para emergir dessa condição. Estudante exemplar, estudou sozinho para o vestibular de medicina da Faculdade de Medicina e Cirurgia do Pará, na qual destacou-se como um dos melhores alunos, mesmo sem recursos para bancar o curso.

Sempre interessado pela pesquisa, e por doenças tropicais, pouco estudadas na época, o médico fez o curso do Instituto Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro. Começaram, então, suas grandes contribuições para a Dermatologia. Seus estudos sobre as doenças tropicais, como a hanseníase, leishmaniose e micoses são referência até hoje. Autor de mais de 700 trabalhos, teve boa parte deles publicada fora do Brasil. O Prof. Dr. Azulay tem livros publicados: “Traços de minha vida”, “Contribuições dos Judeus na Medicina” e “Dermatologia”.

(Fonte: com informações da Sociedade Brasileira de Dermatologia)


Agenda