Academia Nacional de Medicina

Português Inglês


Anais da Academia

Veja a última edição do
Anais da academia

Marcello Barcinski recebe Emerência na UFRJ

O acadêmico Marcello André Barcinski recebeu no dia 02 de agosto de 2013, em sessão solene, na Universidade Federal do Rio de Janeiro, o título de professor Emérito.

Marcello Barcinski possui graduação em medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1965) e doutorado em ciências biológicas (biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1974) e pós-doutorado no National Institutes of Health, dos Estados Unidos (1976-1978).

Na atualidade, é professor titular da Universidade de São Paulo. Cedido pela USP para o Ministério da Saúde, criou no Instituto Nacional de Câncer a divisão de medicina experimental e a pós-graduação em oncologia. Tem experiência na área de biofísica e imunologia, especialmente em imunologia celular. Barcinski atua principalmente nas áreas de imunoparasitologia e medicina translacional com ênfase nos efeitos da morte celular programada por apoptose.

Criou o conceito do "mimetismo apoptótico", demonstrando pela primeira vez, que a atenuação da resposta imune por mecanismos de apoptose em patógenos unicelulares (Leishmania spp) tem um papel importante no estabelecimento de doenças parasitárias. O mesmo mecanismo opera também no estabelecimento de tumores.



Av. General Justo, 365, 7° andar
Rio de Janeiro - 20.021-130
Tel: (21) 3970-8150