Academia Nacional de Medicina

Português Inglês


Anais da Academia

Veja a última edição do
Anais da academia

Instituto do Cérebro Paulo Niemeyer faz primeira cirurgia

Após 50 anos da primeira ciurgia de Parkinson realizada no Brasil pelo falecido acadêmico e neurocirurgião, Paulo Niemeyer, o Instituto Estadual do Cérebro que o homenageia com seu nome, e foi inaugurado nesta semana, realizou ontem, no dia 01 de agosto de 2013, sua primeira cirurgia em um paciente que também sofria com mal de Parkinson.

Pelas mão de seu filho, o também acadêmico Paulo Niemeyer Filho fez uma cirurgia num paciente de difícil controle. O curioso é que em 1963, Paulo Niemeyer pai fez a cirurgia a mão livre. E hoje, o IEC conta com as mais modernas instalações que possibilitaram que esta cirurgia fosse realizada pela técnica esterotáxia guiada, cujo centro cirurgico dispõe de uma sala hibrida com equipamentos de ponta. Investimento Governo do Estado do Rio, o IEC tem como diretor o acadêmico Paulo Niemeyer Filho, e possui 42 leitos para adultos, 12 leitos de CTI pediátrico e conta com um centro de epilepsia de difícil controle. A meta é realizer 10 cirurgias neurológicas por dia.

Inauguração – Estiveram presentes à inauguração do novo Instituto, o presidente da ANM, Pietro Novellino, o ex-presidente, Marcos Moraes, e os acadêmicos Ivo Pintanguy e Hiram Lucas. Entre outras autoridades, o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o Governador do Estado, Sérgio Cabral, o Vice-Governador Luiz Fernando Pezão e o Secretario Estadual de Saúde, Sérgio Côrtes.



Av. General Justo, 365, 7° andar
Rio de Janeiro - 20.021-130
Tel: (21) 3970-8150