Academia Nacional de Medicina

Av. General Justo, 365, 7° andar, Rio de Janeiro - 20.021-130 - Tel: (21) 3970-8150
Busca


Anais da Academia

Veja a última edição do
Anais da academia

Affonso Pires Ramos

Membro Titular

Eleito: 15/09/1898 - Posse: 22/09/1898 - Sob a presidência de Antonio José Pereira da Silva Araújo

Saudado por: Antonio José Pereira da Silva Araújo

Falecido: 21/04/1899

Nasceu em 13 de julho de 1860, em Aracajú, no Estado de Sergipe. Filho do conselheiro Ângelo Pires Ramos e de D. Josefina Pires Ramos.

Ingressou na Faculdade de Medicina da Bahia, em 1877, onde cursou os primeiros anos do curso médico. Transferido para o Rio de Janeiro, doutorou-se pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro em 1882, defendendo a tese intitulada “Cancro do estômago”.

Após sua graduação, viajou para a Europa buscando especializar-se. Para tal, frequentou os serviços clínicos e bacteriológicos da França, Alemanha e Áustria, e tão elevado conceito adquiriu nesses países que chegou a ser convidado na Algéria para fazer parte da sua Faculdade Médica na qual realizou importantes trabalhos anátomo-patológicos sobre o câncer do pâncreas, em colaboração com o professor Cocher.

Regressando ao Brasil, fez parte da comissão nomeada para estudar a epidemia do cólera asiático no vale do Paraíba, no Estado do Rio de Janeiro, e na qual teve por companheiros os Doutores Eduardo Chapot Prèvost, como presidente, Francisco de Paula Fajardo Júnior e Hanelburg.

Bacteriologista, distinguiu-se em questões de saúde pública e anátomo-patológicas. Foi colaborador do Dr. João Baptista de Lacerda nas pesquisas do bacilo icteroide, suposto germe da febre amarela. Também atuou como diretor do Museu da Faculdade de Medicina, nomeado em 1888, médico do Ginásio Nacional de Medicina.

Eleito Membro Titular da Academia Nacional de Medicina em 1898, apresentando a memória intitulada “Da pneumonia no Rio de Janeiro”. Sua cerimônia de posse ocorreu no mesmo ano de sua eleição, sendo presidida pelo Acadêmico Antonio José Pereira da Silva Araújo.

Faleceu precocemente, antes de completar 39 anos de idade, no dia 21 de abril de 1899, na cidade do Rio de Janeiro.