Academia Nacional de Medicina

Português Inglês


Anais da Academia

Veja a última edição do
Anais da academia

Adolpho Hoirisch (Cadeira No. 46)

Membro Titular

Secção de Medicina

Cadeira No. 46 - Patrono: Júlio Afrânio Peixoto

Eleito: 24/11/1988 - Posse: 28/04/1989 - sob a presidência de Aloysio de Salles Fonseca

Saudado por: José Leme Lopes

Antecessor: José Leme Lopes

Nasceu em 22 de maio de 1930, no Rio de Janeiro.

Filho de Nisen Hoirisch e Perlea Hoirisch.

Graduou-se em medicina em 1954, na Universidade do Brasil, tendo a psiquiatria como vocação. No Instituto de Psiquiatria da atual UFRJ exerceu diversas funções, entre as quais, instrutor de ensino, professor assistente, adjunto, Livre Docente até receber o título de Professor Titular de Psicologia Médica, em 1975. Em 2013, recebeu o título de Professor Emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

No Instituto de Psiquiatria, foi ainda chefe do ambulatório, da enfermaria e da clínica. Posteriormente, transferiu a Disciplina de Psiciologia Médica para o Hospital Universitário da mesma universidade. Foi consultor do Ministério da Saúde na Divisão Nacional de Saúde Mental, onde atuou em perícias nos manicômios judiciários.

Trabalhou, de 1955 a 1958, no ensino e assistência, como voluntário no Serviço do Professor Maurício de Medeiros, Enfermaria do Professor A. L. Nobre de Melo. Fez parte do corpo docente da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto (1956-1967), onde lecionou Psicologia, Higiene Mental e Psiquiatria.

No Hospital Central da Aeronáutica, foi o que se denomina psiquiatra de ligação, até ser transferido para o Instituto de Seleção, Controle e Pesquisas (hoje Centro de Medicina Aero-Espacial).

Pertence a inúmeras sociedades científica nacionais e internacionais, como a Associação Psiquiátrica do Rio de Janeiro; Associação Brasileira de Psiquiatria; Associação Mundial de Psiquiatria (onde foi chairman); Sociedade Psicanalítica do Rio de Janeiro; Associação Brasileira de Psicanálise; Associação Internacional de Psicanálise (IPA), dentre outros. É, ainda, Membro Titular da Academia de Medicina Militar do Rio de Janeiro.

Adolpho Hoirisch é autor de diversos trabalhos acadêmicos publicados em revistas nacionais e internacionais, bem como escreveu capítulos de livro, além de ter participado de inúmeros congressos nacionais e internacionais. Fez também parte da comissão do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Cremerj), que avalia a saúde mental dos médicos. Tarefa considerada difícil para o médico, que aponta ainda a melhora da qualidade do sistema público de saúde e a simulação da doença mental como um dos principais desafios da profissão.

Na ocasião de sua candidatura a Membro Titular, apresentou memória intitulada “Complicações Psiquiátricas das Iatrogenias”.


Av. General Justo, 365, 7° andar
Rio de Janeiro - 20.021-130
Tel: (21) 3970-8150