Academia Nacional de Medicina

Av. General Justo, 365, 7° andar, Rio de Janeiro - 20.021-130 - Tel: (21) 3970-8150
Busca


Anais da Academia

Veja a última edição do
Anais da academia

Erney Felício Plessmann de Camargo

Honorário Nacional

 

Erney Plessmann Camargo nasceu em abril de 1935, em Campinas, São Paulo. Graduado em Medicina pela Universidade de São Paulo, em 1959, iniciou-se em Ciência ainda no segundo ano no Departamento de Parasitologia, liderad,  naquela ocasião, pelo Professor Samuel Pessoa.

 

Após a conclusão do curso, estagiou por um ano, no Instituto Butantan com o Professor Sebastião Baeta Henriques, onde desenvolveu estudos sobre biossíntese de proteínas. Em 1961, foi  convidado pelo pesquisador Leonidas de Mello Deane, então na regência do Departamento de Parasitologia, a ingressar como Auxiliar de Ensino no quadro docente da Faculdade de Medicina. No início de sua carreira, sofreu forte influência de outros pesquisadores da Faculdade de Medicina. Entre estes, Luiz Hildebrando Pereira da Silva, Maria Deane, Luis Rey, Victor e Ruth Nussenzweig, Michel Rabinovitch, Olga Castellani e José Ferreira Fernandes.

 

Seus primeiros trabalhos foram sobre a bioquímica de protozoários parasitas em colaboração com o Dr. Luiz Hildebrando. Seu primeiro trabalho independente, publicado em 1964, versou sobre o crescimento e diferenciação do Trypanosoma cruzi, sendo até hoje citado na literatura científica internacional.Em 1964, junto com outros pesquisadores, foi demitido por razões políticas da Faculdade de Medicina, tendo que emigrar para os Estados Unidos, onde permaneceu por cinco anos na Universidade de Wisconsin, Madison, trabalhando com os Professores Walter Plaut e D.R. Sonneborn.

 

Ao retornar ao Brasil, Erney de Camargo defendeu sua tese de Doutorado, na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, em 1969. Se tornou professor Livre Docente em 1970 e, a convite do Professor Leal Prado ingressou, nesse mesmo ano, na Escola Paulista de Medicina, onde colaborou com o Professor Luiz Rachid Trabulsi, na reorganização do Departamento de Microbiologia e Parasitologia.

 

Em 1985, retornou à Universidade de São Paulo como Professor Titular do Departamento de Parasitologia do Instituto de Ciências Biomédicas.Erney Plessmann de Camargo é membro da Academia Brasileira de Ciências, da Academia de Ciências do Estado de São Paulo, da Academia de Ciências para o Mundo em Desenvolvimento e participa das seguintes sociedades brasileiras: de Parasitologia, de Bioquímica, de Protozoologia, tendo sido presidente dessa última entre os anos 1993 e 1997, e da Linnean Society of London.

 

Foi ainda Presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Pró-Reitor de Pesquisa da USP e Vice-Diretor do Instituto de Ciências Biológicas. Foi também membro do Conselho Superior da Capes e do CNPq. É Doutor Honoris Causa da Universidade Nacional de Inginiería do Peru, Professor Emérito do Instituto de Ciências Biomédicas da USP e Professor Emérito da Faculdade de Medicina da USP. É comendador e Grã Cruz da Ordem do Mérito Científico do Brasil e Grã Cruz da Ordem do Ipiranga do Estado de São Paulo. É Presidente da Fundação Zerbini-Incor, São Paulo e Coordenador Científico da Fundação Conrado Wessel.


Agenda