Academia Nacional de Medicina

Av. General Justo, 365, 7° andar, Rio de Janeiro - 20.021-130 - Tel: (21) 3970-8150
Busca


Anais da Academia

Veja a última edição do
Anais da academia

Oswaldo Moura Brasil do Amaral Filho (Cadeira No. 31)

Membro Titular

Secção de Cirurgia

Cadeira No. 31 - Patrono: Antonio Augusto de Azevedo Sodré

Eleito: 19/04/2012 - Posse: 12/06/2012 - sob a presidência de Marcos Fernando de Oliveira Moraes

Saudado por: Celso Marques Portela

Antecessor: Helênio Enéas Chaves Coutinho

 

Nasceu em 09 de fevereiro de 1948, no Rio de Janeiro.

Eleito em 19 de abril de 2012, tomou posse como Membro Titular da Academia Nacional de Medicina no dia 12 de junho de 2012 para ocupar a Cadeira de número 31. Sua monografia apresentada à Academia Nacional de Medicina teve como título: "Resultados da Vitrectomia Via Pars Plana para o Tratamento das Complicações da Retinopatia Diabética Proliferativa: Tipo 1 vs. Tipo 2".

Bisneto do patriarca da família Moura Brasil, Oswaldo Moura Brasil é originário de uma família tradicional com 14 oftalmologistas que se dedicam há cinco gerações à saúde dos olhos.

Graduou-se em Medicina no ano de 1971 pela Escola Médica do Rio de Janeiro da Universidade Gama Filho, onde fez Internato e Residência Médica em Oftalmologia sob orientação do Prof. Luiz Eurico Ferreira. Completou seu aprendizado cirúrgico em retina e vítreo no Serviço de Oftalmologia, Retina Associates, sob direção do Prof. Charles Schepens do Massachusetts Eye and Ear Infirmary, em Boston, USA.

Tem Mestrado em Oftalmologia pela UFRJ e é especialista pela Associação Médica Brasileira e pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia.

Professor Adjunto da EMRJ; Chefe de Clínica do Serviço de Oftalmologia do Hospital Universitário da UGF; Professor de Pós-Graduação e Coordenador da Disciplina Retina e Vítreo no Curso da Sociedade Brasileira de Oftalmologia / Universidade Estácio de Sá.

Em 1990, publicou com colaboradores o livro "Vítreo - Clínica e Cirurgia", a primeira publicação em nosso país sobre o tema, pela Editora Cultura Médica.

As Teses: "Vitrectomia Via Pars Plana" - apresentada para concorrer a Membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, e "Avaliação do Tratamento Cirúrgico Vítreo-Retiniano em Diferentes Apresentações Clínicas da Vítreo-retinopatia Proliferativa" - submetida ao Corpo Docente da Faculdade de Medicina da UFRJ, para a obtenção do grau de Mestre - foram as primeiras teses publicadas sobre cirurgia vítreo-retiniana.

Diretor Técnico e Chefe do Setor de Retina e Vítreo do Instituto Brasileiro de Oftalmologia (IBOL), no Rio de Janeiro, onde trabalha desde 1971.

Fundador, Vice-Presidente e Cirurgião do Instituto Catarata Infantil, associação sem fins lucrativos que tem como objetivo realizar gratuitamente a cirurgia de catarata congênita em crianças carentes.

Membro Emérito e Ex-Presidente da Sociedade Brasileira de Oftalmologia; Membro Titular e Ex-Presidente da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo; Membro Titular, Fundador e Ex-Presidente da Sociedade Brasileira de Trauma Ocular e Membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões.

Também é Membro de diversas instituições nacionais e internacionais como o Conselho Brasileiro de Oftalmologia; a American Academy of Ophthalmology; a Associação Panamericana de Oftalmologia; a Retina Society, como Emérito; a American Society of Retina Specialists; a Sociétè Fraçaise D’Oftalmologie; a Euretina; a European Vitreo Retina Society, entre outras.

Recebeu Medalha e Diploma distinguidos pelos relevantes serviços prestados à Marinha do Brasil, assim como o título de “Amigo da Marinha”.

Empossado como Conselheiro Emérito do Conselho de Minerva da Universidade Federal do Rio de Janeiro, é também Membro da Câmara Técnica de Oftalmologia do Cremerj e foi também agraciado com o título de Membro Honorário da Academia Brasileira de Medicina Militar.

Discursos da Cerimônia de Posse

Agenda