Academia Nacional de Medicina

Av. General Justo, 365, 7° andar, Rio de Janeiro - 20.021-130 - Tel: (21) 3970-8150
Busca


Anais da Academia

Veja a última edição do
Anais da academia

ANM inicia suas atividades na ABC

A abertura das atividades científicas na Academia Nacional de Medicina (ANM) será nesta quinta-feira, dia 08 de março, às 18 horas, com uma conferência do Presidente da Capes, Jorge Almeida Guimarães, sobre as perspectivas da pós-graduação no Brasil. A apresentação será realizada pelo acadêmico Jerson Lima Silva, pesquisador da UFRJ.

 

Como a sede da quase bicentenária Academia Nacional de Medicina está em processo de retrofit, as sessões das quintas-feira de 2012 serão realizadas na Academia Brasileira de Ciências, na Rua Anfilofio de Carvalho, 29/3 andar, no Centro do Rio de Janeiro. Todas as sessões científicas da ANM são abertas ao público.

 

Jorge Guimarães está a frente da Capes desde 2004. Guimarães nasceu em Campos de Goyatacazes, em 1938. Iniciou suas atividades científicas ainda como estudante na então Universidade Rural do Brasil (1960-63), hoje UFRRJ, localizada em Seropédica, no Rio de Janeiro Formado inicialmente em medicina veterinária, fez doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular) pela Escola Paulista de Medicina (Unifesp) e hoje é bioquímico. Guimarães foi docente em oito diferentes universidades brasileiras, entre as quais a UFRJ, a UFF, Unifesp e a UFRGS.

 

Tem intensa participação na política científica, com atuações no CNPq e na SBPC. Foi secretário do Ministério da Ciência e Tecnologia, posição que deixou em fevereiro de 2003 ao ser convidado, pelo então Ministro da Educação, Tarso Genro, a assumir a presidência da Capes. É professor emérito da UFRJ e recebeu, entre outras diversas condecorações, a Ordem Nacional do Mérito Científico, como Grã-Gruz, a Medalha de Honra ao Mérito pelos 50 anos da Capes e o Prêmio Arthur Mendonça, da Associação Paulista de Medicina.

 


Agenda