Academia Nacional de Medicina

Português Inglês


Anais da Academia

Veja a última edição do
Anais da academia

Wanderley de Souza (Cadeira No. 97)

Membro Titular

Secção de Ciências Aplicadas á Medicina

Cadeira No. 97 - Patrono: Augusto Cezar Diogo

Eleito: 18/05/2000 - Posse: 22/08/2000 - sob a presidência de Aloysio de Salles Fonseca

Saudado por: Antonio Paes de Carvalho

Antecessor: Geraldo Halfeld

Nascido em 13 de janeiro de 1951 na Bahia.

Filho de Ismael de Souza e Arani Santos Souza.

Graduou-se em 1974 pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Desde os primeiros anos da graduação, dedicou-se ao estudo da organização celular de protozoários patogênicos.

Mestre pelo Instituto de Biofísica da UFRJ (1976). Defendeu a dissertação "Estudo ultra-estrutural de microtúbulos em Trypanosoma cruzi e Herpetomonas sp". Doutor pelo Instituto de Biofísica da UFRJ (1978), defendendo a tese de doutoramento "Estudo ultra-estrutural, citoquímico e por criofratura da superfície celular do Trypanosoma cruzi".

Desenvolveu atividades nos laboratórios do Instituto Politécnico Nacional do México; nas Universidades do Colorado, de Glasgow e na Universidade de Washington, em St. Louis, nos Estados Unidos.

Professor Titular do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, da UFRJ desde 1993. No ano seguinte, assumiu a posição de Pesquisador Titular do Centro de Biociências e Biotecnologia da Universidade. Também desempenhou atividades administrativas, como Vice-diretor e Diretor do Instituto de Biofísica e Primeiro-reitor da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf).

Membro de várias sociedades científicas nacionais e internacionais, entre as quais a Academia de Ciências do Terceiro Mundo (TWAS, na sigla em inglês) e a Academia Brasileira de Ciências. Membro da New York Academy of Sciences (1987); do International Cell Research Organization (1988) e Membro Correspondente da Academia de Medicina de Buenos Aires.

Membro do corpo editorial do Molecular and Biochemical Parasitology, Journal of Protozoology, Journal of Eukaryotic Microbiology, Biocell, Acta Microscópica e Memórias do Instituto Oswaldo Cruz.

Consultor de agências de fomento brasileiras como CNPq, Capes, Faperj, Fapesp e FAP-DF, tendo sido nomeado Presidente da Finep em 2015.

Diretor de Projetos do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia e Chefe do Laboratório de Ultraestrutura Celular Hertha Meyer.

Tem experiência na área de Parasitologia, com ênfase em Protozoologia Parasitária Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: trypanosoma cruzi, tritrichomonas foetus, toxoplasma gondii, t cruzi e herpetomonas samuelpessoai.

Recebeu o prêmio Santista Jovem Cientista em 1980; o prêmio Manoel Noriega Moralez da OEA, em 1987; e o prêmio Sendas de Saúde, em 1991. É autor de mais de 340 artigos em revistas com corpo editorial. Entre 2003 e 2004, foi Secretário-executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia e da Ordem Nacional do Mérito Científico. Foi ainda Secretário de Ciência e Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro.

Na ocasião de sua candidatura como Membro Titular na Academia Nacional de Medicina, apresentou memória intitulada “A Interação Protozoário-Célula Hospedeira como um Processo de Reconhecimento Celular: Trypanosoma e Toxoplasma Gondii como Modelos Experimentais”.

Currículo Lattes


Av. General Justo, 365, 7° andar
Rio de Janeiro - 20.021-130
Tel: (21) 3970-8150